História

A história do Colégio Alpha iniciou-se em 1956. A princípio era apenas Clube Infantil Pio XII, um espaço recreativo idealizado por Pe. Honório Linck, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, tendo como mantenedora a Sociedade Paroquial do Divino Espírito Santo.

O objetivo do Clube Infantil era de congregar as crianças para ouvirem o programa radiofônico destinado a elas. Em 1º de março de 1956, atendendo a diversos pais, a escola deu início às suas atividades educacionais sob a forma única de Jardim de Infância. Em fevereiro de 1961, sob a gestão de seu novo diretor, Pe. Sílvio Salgado e de sua diretora a Professora Alice Macedo Hampe Barbosa, a escola iniciou suas atividades no edifício da Escola Técnica de Comércio “Irmãs Esdras”, sendo que em 1962 a escola já estava com 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries regularmente.

Em 1972, houve novas mudanças e novas ampliações. Assume a escola Pe. Walmor Zucco, pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, tendo como vice-diretor Pe. Honório Linck.

no images were found

Em 1973 ocorre mais uma mudança: Pe. Zucco, buscando novos caminhos consegue para a Escola Paroquial Pio XII a inclusão do Ensino Fundamental II, e assim a escola continua a crescer, capacitar-se, modernizar-se. Em 1978, assume a direção administrativa então, Profª. Cleurice Teresa de Rezende Massa – presente na Escola desde sua fundação – e a Profª. Marina Prado de Castro como diretora Técnica.
Em 1996 a escola toma novo impulso. Sob a direção do Prof. José Manoel Magalhães Ferreira, novas séries são implantadas, passando a oferecer também o Ensino Médio. Neste mesmo período nasce o convênio com a Rede Pitágoras de Ensino, tornando-se uma escola pautada em um projeto educacional atualizado e adequado aos novos tempos.

Também a partir de 1996, a instituição tem sua denominação alterada para Escola Pio XII – Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série e Ensino Médio.

Em agosto de 2001, a Escola sofre nova alteração em seu quadro administrativo. A Profª Teresinha Del Fraro David assume a direção Pedagógica da escola, enquanto a Direção Administrativa fica a cargo de Pe. Carlos Martinenghi.

Em 2002, o Prof. José Manoel Magalhães reassume a Direção Pedagógica da escola e Pe. Lúcio Tardivo, a Direção Administrativa.
No ano de 2005, a direção da Escola Pio XII, preocupada em oferecer aos seus alunos melhores condições de Rede Física e Laboratórios, firma parceria com o Centro Universitário do Sul de Minas.

A Escola Pio XII passou para a fazer parte da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas – FEPESMIG – uma organização não governamental sem fins lucrativos. Essa união possibilitou uma administração mais ágil, voltada para novos tempos.

No inicio do ano de 2005, celebra-se a união, Pio XII – Grupo Unis. O corpo docente da Escola Pio XII, bem como maioria do pessoal administrativo, passa a exercer suas atividades em novo prédio, situado à Rua Maria Benedita nº 78, no Bairro Vila Pinto, na cidade de Varginha, onde as atividades são realizadas até hoje.

A Escola Pio XII, Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, passa a denominar-se Colégio Pio XII / UNIS – Rede Pitágoras.

Mantendo o mesmo nível de qualidade na área pedagógica, o Colégio Pio XII assume novos rumos, tendo como diretora nomeada pelo presidente do Grupo Educacional Unis, Prof. Me. Stefano Barra Gazzola, a Profª. Ma. Carol Garcia Telles Brito. Após anos à frente, a Profª. Carol Telles Brito assume novos desafios dentro do Grupo Unis e a direção passa a ser da Profª. Ma. Mariângela Bregalda Alves portadora de grande experiência educacional e administrativa. Em 2014 o Colégio passa a se chamar Colégio Alpha – Grupo UNIS – Sistema de Ensino Poliedro. Hoje, o colégio conta com uma estrutura de profissionais qualificados guiados pelo diretor do Núcleo de Educação Básica, Prof. Paulo de Tarso Motta Ferreira, e a diretora pedagógica, Profª Cristiane Maria da Cunha Arci.